top of page
  • Foto do escritorwalkingtourwithvanessa

Empoderamento feminino e walking tours: onde se encontram?

Atualizado: 6 de ago.

Termos como empoderamento feminino, empoderamento da mulher e emancipação feminina são ouvidos com frequência. Mas já refletiste realmente sobre a importância desses conceitos e a responsabilidade que eles carregam?


Não tenho dúvidas de que o conhecimento é empoderamento. Esta é uma verdade absoluta e, por isso, não posso deixar de mencionar a relação intrínseca entre empoderamento feminino e walking tours feministas.


Ambos promovem a valorização da história e das conquistas das mulheres, além de aumentar a consciência sobre as questões de igualdade de género.


3 mulheres a rirem

Empoderamento feminino: o que é?


Empoderamento é atribuir poder a alguém. É fundamental para alcançar a equidade de género num mundo que (ainda) subestima a mulher.


Gosto de pensar que empoderamento feminino dá voz à mulher. Ele é a própria voz da mulher, compartilhando legados, histórias e conhecimento.


A sua essência está conectada à consciência coletiva das mulheres e, sem dúvida, melhora o papel da mulher por meio da educação e do aumento da própria consciência.


~


Ao pesquisar para escrever este artigo, encontrei informação interessante no Instituto Europeu para a Igualdade de Género, uma agência da União Europeia, que define empoderamento feminino como um conjunto de elementos essenciais:


  • O senso de autoestima das mulheres;

  • O direito de ter e determinar as suas escolhas;

  • O direito de ter acesso a oportunidades e recursos;

  • O direito de poder e controlar as suas vidas;

  • A capacidade de influenciar a direção da mudança social para criar uma ordem social e económica mais justa.

Simplificando, o empoderamento feminino é um processo pelo qual as mulheres ganham poder e o controlo sobre as suas próprias vidas e adquirem a capacidade de fazer escolhas conscientes e estratégicas.


Walking tours: o que são?


Traduzindo literalmente, walking tours significam passeios a pé. Este termo refere-se ao ato de caminhar por um percurso específico com fins de lazer e entretenimento.


Walking tours são uma parte muito significativa das viagens, permitindo um envolvimento genuíno com o local, a sua história, a sua cultura e até mesmo a natureza.


Atrevo-me a dizer que são a melhor forma de experimentar a singularidade de um lugar.


Estes passeios podem transformar-se num momento de autorreflexão, aprendizagem e tomada de consciência sobre o destino e até sobre nós mesmas.


Empoderamento feminino e walking tours - onde se encontram?


O turismo é uma ferramenta poderosa. Usado sabiamente, pode criar oportunidades de inclusão e igualdade, promovendo a diversidade de género no setor.


O turismo contribui direta e indiretamente para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Destaco aqui o ODS 5: Igualdade de Género.


Por um lado, esta poderosa economia pode empoderar mulheres que trabalham nele, principalmente através de empregos, já que as mulheres são as que mais empreendem no turismo.


Por outro lado, empoderar mulheres como viajantes é igualmente importante. Quando viajas sozinha ou participas em atividades que elevam o teu conhecimento, testas a tua independência, liberdade e autonomia.


Conhecer a nossa história permite-nos agir de forma mais consciente e responsável na sociedade. Por isso, a educação é fundamental. Através de walking tours feministas, celebramos as conquistas das mulheres e inspiramo-nos nas suas histórias.


Miradouro da Graça em Lisboa, com busto de Sophia Mello de Breyner e outra mulher ao seu lado com casaco colorido


Visibilidade das Mulheres


Walking tours feministas são fundamentais para dar visibilidade e destacar as contribuições das mulheres na história e na cultura local. Tours tradicionais raramente focam nas contribuições femininas, e quando o fazem, é de forma limitada.


Educação e consciencialização


Um tour feminista vai além da experiência tradicional - é uma experiência que alimenta a alma e enriquece a mente. Proporciona um entendimento profundo sobre as lutas e conquistas das mulheres ao longo dos séculos.

A consciencialização é uma forma de empoderamento que deve ser tida em conta. Ela educa sobre a importância da mulher na história e na sociedade, além da igualdade de género, direcionando para uma sociedade mais justa e igualitária.


Confiança pessoal


Roteiros feministas podem ser fontes de confiança pessoal. Conhecer histórias de mulheres inspiradoras pode servir de modelo para ti, que participas numa, mostrando que é possível superar barreiras e alcançar grandes feitos, mesmo quando parecem inatingíveis.


Desafiar narrativas dominantes


Ao contar narrativas femininas durante os meus walking tours, desafio as narrativas dominantes, colocando a mulher e a sua história no centro. Isso é uma forma de empoderamento, encorajando as mulheres a verem-se como agentes de mudança.


Contribuição para negócios locais


Muitos guias de turismo trabalham por conta própria. Vale ressaltar que a profissão de guia é maioritariamente dominada por homens.


No entanto, guias mulheres existem e devem ser consideradas sempre que possível, como indica um relatório da Organização Mundial do Turismo sobre a presença da mulher no turismo.


Um modo de apropriação feminina


Andar é uma forma feminina de reivindicar espaços, especialmente públicos. Tours feministas podem ser vistos como uma forma de apropriação dos espaços públicos pelas mulheres, que ficaram por séculos confinadas ao meio privado.


Esse ato é extremamente simbólico, pois reivindica a participação das mulheres em todos os aspetos da vida pública e memória coletiva.


~


Empoderar mulheres e meninas é realmente transformador. Conhecer a história feminina, dar-lhe voz e contexto é valorizar a mulher. Só assim faz sentido.


A História escreve-se no feminino e, quando criei a Walking Tour With Vanessa, esperei que os walking tours sobre a História da Mulher pudessem ajudar a contar essas histórias.


Empoderamento feminino e walking tours feministas interligam-se profundamente, porque têm o mesmo fim: contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.


Além disso, tornar a experiência turística da mulher viajante em Lisboa algo incrível.


Mais do que nunca é importante conhecer a nossa história. Conectar com o passado e fortalecer o presente.



Como te posso ajudar?


Se estiveres pronta para embarcar numa aventura que vai além do tradicional, sabe que podes encontrar aqui uma guia. Não é apenas uma experiência turística!


Podes encontrar à disposição dois walking tours femininos que te levarão a descobrir a capital portuguesa sob a perspetiva das mulheres que moldaram a sua história e a sua cultura.



Até breve!


assinatura da autora. Lê-se "Vanessa"

Commenti


bottom of page