top of page
Foto do escritorwalkingtourwithvanessa

Roteiro no feminino pelos miradouros de Lisboa

Atualizado: 1 de ago.


paisagem para Lisboa, onde se vê o Castelo de São Jorge, o Bairro da Mouraria, o rio Tejo e a Ponte 25 de abril

Descobre Lisboa de uma perspetiva única e fascinante. Esta cidade encantadora, rica em história, cultura e paisagens deslumbrantes, promete uma experiência inesquecível.

Desafio-te a explorares Lisboa sob a perspetiva feminina na tua próxima visita. Uma abordagem divertida e envolvente que revelará os encantos da capital portuguesa. Prepara-te para te surpreender e encantares-te com os detalhes de Lisboa.


Neste roteiro, convido-te a descobrir os miradouros mais pitorescos da cidade, sob uma perspetiva feminina, desfrutando das paisagens. Eles são dos miradouros mais procurados de Lisboa, e todos eles têm em comum uma coisa: uma vista magnífica para a cidade, sob diferentes perspetivas.


Mas, o que não sabes é que todos eles têm nomes de figuras femininas e quase todas religiosas.


Roteiro pela perspetiva feminina nos miradouros de Lisboa


Cada miradouro oferece a sua beleza e atmosfera distinta, é isso que faz deles únicos e nunca nos cansamos de os admirar. Ao percorrer este roteiro é importante destacar que a figura feminina, até porque durante séculos a mulher não tinha papel na narrativa histórica.


Pronta para a viagem?


Miradouro da Nossa Senhora do Monte


Deambulando pela Graça, um bairro pitoresco de Lisboa, encontras o miradouro da Nossa Senhora do Monte. Desenvolve-se em torno da capela da Senhora do Monte, e por ser o ponto mais alto, oferece uma vista panorâmica.


A partir daqui os teus olhos percorrem a colina do Castelo São Jorge, atravessam uma parte da Baixa de Lisboa, estendem-se pelo Bairro Alto e estuário do Tejo e não ficam indiferentes ao Bairro da Mouraria.


O miradouro está intimamente ligado à história de Lisboa já que, segundo a tradição, foi aqui que D. Afonso Henriques instalou o acampamento para a conquista da cidade, em 1147.


Aqui, encontras a pequena ermida da Nossa Senhora do Monte dedicada a São Gens, bispo da cidade que seria aqui martirizado.


Vista panorâmica para a cidade de Lisboa, onde se vê a colina do Castelo de São Jorge, bairro da Mouraria e Alfama, rio Tejo e Ponte 25 de abril e, ao fundo, o Cristo Rei.


Miradouro de Sophia de Mello Breyner Andresen


Mais abaixo, ainda no bairro da Graça, encontras um pitoresco miradouro junto ao Convento da Graça.


Em 2009 recebeu o nome de uma poetisa que marcou gerações: Sophia de Mello Breyner Andresen. A poetisa portuguesa viveu neste bairro e passava muito do seu tempo a apreciar o Tejo e Lisboa, que serviram de inspiração para os seus poemas.


Busto de Sophia Mello Breyner de Andressen, com vista para a baixa de Lisboa


Miradouro de Santa Luzia


Entras em Alfama, percorres as ruas estreitas, sentes a autenticidade e a alma dos habitantes e descansas no Miradouro de Santa Luzia, junto a uma pequena igreja de Santa Luzia.

Aprecia as cores do bairro e deixa-te levar pela sua energia.


Santa Luzia é invocada como a protetora dos olhos. Diz-nos a lenda que nasceu no seio de uma família italiana rica, à qual fez um voto de castidade e distribuiu os seus bens. Por ser cristã, foi perseguida e assassinada. Conta-se que aquando da sua morte, teriam arrancados os seus olhos.


Miradouro de Santa Luzia, com vista para a igreja de São Estevão e bairro de Alfama


Miradouro de Santa Catarina


Agora, atravessas a Baixa de Lisboa e sobes até ao Miradouro de Santa Catarina, no bairro da Bica. Termina aí o roteiro e admira outra perspetiva de Lisboa.


Este miradouro também é conhecido por Miradouro do Adamastor, uma figura comemorada por Luís Vaz de Camões na sua obra “Os Lusíadas”. É a companhia ideal para bonito pôr-do-sol.


Na verdade, Santa Catarina, advém de Catarina de Alexandria, a “grande mártir Santa Catarina”, foi uma jovem que protegeu os cristãos, acabando por ser condenada à morte.


Escultura do Adamastor, em pedra, rodeada de um jardim


Dicas para uma experiência memorável


Conforto: ao explorares os miradouros, opta por roupas e calçado confortáveis adequados para caminhar. Alguns miradouros situam-se em locais que podem ser verdadeiros desafios.


Câmara na mão: captura momentos especiais e vistas deslumbrantes. A luz do entardecer em Lisboa é particularmente encantadora. Atenta nas diferentes perspetivas que os miradouros te conseguem dar.


Momentos de relaxamento: leva um livro, um caderno ou alguém que gostes e queiras passar um momento agradável para refletir ou conversar.


Os miradouros de Lisboa são muito mais dos meros pontos de vista. São lugares que acarretam história, simbolismo e, especialmente, carregam uma boa energia feminina.


Convido-te a mergulhares na cidade através desta lente feminina, apreciando não apenas a vista, mas também a essência história e cultural que a cidade te pode dar. Sente-te à vontade para explorares as minhas redes sociais e como posso contribuir para a tua experiência na cidade de Lisboa, mediante roteiros culturais focados no património e história da mulher.



Até breve!










Bình luận


bottom of page