top of page

A jornada de 2024: roteiros feministas em Lisboa que transformam vidas e histórias

Foto do escritor: walkingtourwithvanessawalkingtourwithvanessa

Atualizado: 9 de jan.

Uma vez, disseram-me que o mais importante não é o destino, mas sim a viagem. O ano 2024 foi uma profunda metamorfose na minha vida.


Assumiu-se como o ano em que finalmente me dediquei inteiramente àquilo que sonhei e idealizei em 2023: roteiros feministas em Lisboa, assim como a promoção de um turismo mais lento e consciente e um olhar atento sobre o património cultural no feminino.



miradouro da graça em Lisboa

A dimensão da história da mulher vai além das palavras. Sabes, é preciso sentir! E, por isso, digo-te que, ao longo destes meses todos, muitas mulheres decidiram colocar-se em primeiro lugar e procurar uma atividade que as enchesse, que as completasse, que as inspirasse e as empoderasse. A viagem também é isto!


Foram muitas as mulheres que se juntaram a mim nos passeios feministas, explorando a cidade de Lisboa sob uma perspetiva que celebra as narrativas femininas, frequentemente esquecidas pelo turismo tradicional.


Porque os roteiros feministas em Lisboa são parte da viagem


Os roteiros feministas em Lisboa proporcionam uma oportunidade única e ousada de explorar a cidade através das histórias das mulheres que a marcaram, criando uma experiência turística transformadora e cheia de significado.


Reflexões sobre 2024


Quando começamos a nossa jornada de empreendedorismo, especialmente no turismo, ao longo do tempo é necessário fazer ajustes porque o turismo é uma economia que está sempre em mudança.


E, sendo eu licenciada em gestão de atividades turísticas, sempre soube que não queria contribuir para um turismo rápido e massificado como encontramos hoje, com muito pesar. O turismo primitivo tinha como objetivo a procura por conhecimentos, além de ter motivos religiosos.


Ao longo do tempo, fomos assistindo a uma alteração estrondosa do papel do turismo no mundo. E, como empreendedora na área, eu foco-me num turismo consciente, que respeita o teu tempo, a cultura e, acima de tudo, que dá voz e palco a narrativas que o turismo tradicional esquece por completo.


No início, eu sabia isso. E foi então que, depois de muito ouvir a minha intuição, decidi finalmente começar a apostar em passeios a pé pela cidade de Lisboa que procuram dar voz às mulheres da cidade.


E que histórias formidáveis são estas!


Colaborações enriquecedoras


Pela segunda vez, colaborei com a Solo Adventures e foi uma oportunidade única de trabalhar com uma associação que promove não apenas o desenvolvimento pessoal, mas também a igualdade de género e os direitos humanos.


Com a HeForShe, exploramos as histórias femininas e os desafios que elas enfrentaram ao longo dos séculos, tendo a felicidade de pararmos no Museu do Aljube e refletirmos na dureza e relatos das mulheres durante o regime ditatorial.


O trabalho com a GetLisbon também foi uma experiência incrível, pois me permitiu dar a conhecer as mulheres no bairro da Graça, um lugar cheio de histórias, criatividade, poesia e tradição!






Participações inspiradoras


Recebi um convite para participar num podcast da querida Vera, que hoje é uma autora publicada, e bem no início deste ano também lancei o meu site e blog. Fora, deveras, muitos meses de trabalho e dedicação.


Fui convidada a dar o meu testemunho numa sessão intitulada “Mulheres no Turismo”, organizada pela formadora Clara Silva na academia digital do Turismo de Portugal. Esta experiência reforçou a minha missão de dar voz às narrativas femininas no setor turístico e patrimonial.



mulheres no turismo


Explorações pessoais


Nas minhas férias, voei até aos Açores, à ilha de São Miguel, e mergulhei no legado de Natália Correia, onde visitei a casa onde nasceu. Confesso que me senti muito emocionada e profundamente tocada por saber que estava no lugar onde a minha poetisa favorita nasceu e viveu até partir para Lisboa. Além disso, mergulhei num roteiro criado por mim, onde explorei a ilha sob a visão de Natália, imortalizada na sua poesia. Esta imersão resultou numa produção criativa intensa, onde escrevi poesia como nunca.


Casa Natália Correia


Expansão geográfica


Tive a honra de dinamizar um passeio feminista em Barcelos, a cidade onde nasci. Esta experiência foi profundamente gratificante, permitindo celebrar as mulheres que contribuíram para a identidade feminina na cidade.



~


Conduzi muitas mulheres ao longo do ano nos walking tours feministas pelas ruas de Lisboa e senti uma onda de felicidade por saber que contribuí positivamente para a vida e conhecimento das minhas clientes.


Celebrei 25 anos no querido Alentejo e, claro, fui procurar as mulheres da história em cada lugar por onde passei.

Ainda este ano, escrevi para o jornal Diário de Notícias da Madeira um artigo sobre mulheres na história da Madeira. Escrevi, também, para o Notícias do Cávado, um jornal local de Barcelos.


Integrei parte da equipa da Citaliarestauro, onde sou criadora de conteúdos culturais e produtos digitais relacionados.


Em 2024, escrevi muito. Li muito. Conduzi muitas pessoas pelas ruas de Lisboa e… nasceu a ideia daquele que será o meu primeiro livro. Agora, é sentar para escrever, escrever e escrever.


Perspetivas para 2025


No próximo ano, continuarei a minha missão de empoderar mulheres através da sua história, levando-as numa viagem pela mulher em Lisboa.


Novos roteiros serão desenhados, destacando ainda mais as contribuições das mulheres na história de Lisboa, oferecendo experiências turísticas enriquecedoras e educativas.


Em todo o meu trabalho, mantenho o foco em promover um turismo que respeite o tempo, o espaço e a cultura, além de valorizar narrativas silenciadas, contribuindo para uma indústria mais consciente e inclusiva.


São enormes os sonhos e objetivos que me esperam!



Junta-te a mim


Se procuras uma forma diferente de explorar Lisboa, com foco na cultura feminina e histórias de empoderamento, os roteiros feministas em Lisboa são uma escolha ideal.


Quando estiveres pronta, entra em contacto comigo para um passeio que vai mudar a tua forma de ver a história e a cidade. E onde te verás representada nela mesma.


Desejo-te um feliz Ano Novo e espero encontrar-te nos meus passeios em 2025.



Com carinho,

Vanessa

Opmerkingen


bottom of page